sábado, 29 de outubro de 2011

Trabalhos no Celeiro Novo

DIÁRIO DA QUINTA
Hoje foi um dia intenso de trabalhos na Quinta, particularmente no Celeiro Novo. Todos os anos tínhamos um lacuna imensa no que respeita ao armazenamento de excedentes e guarnições de Inverno, este ano tudo mudou, construímos dois novos locais de armazenamento de lenhas e reforçamos a capacidade de armazenamento de excedentes e não vamos ficar por aqui...devo referir que tive uma importante ajuda na concretização destes projectos, sem os amigos e a família nada disto se teria feito...deste modo deixo publicamente o meu MUITO OBRIGADO especialmente àqueles amigos que abdicaram de um dia de praia para me ajudar . Para além das ajudas de mão de obra também recebi ajudas de matéria prima embora a Quina tenha muito Pinhal, Castanheiros e alguns Eucaliptos houve ainda um amigo que ofereceu à Quinta todo o seu Pinhal seco e atingido com o nemátodo (cerca de meio hectare)...como se não bastasse estas ajudas houve ainda outro amigo que ofereceu à Quinta o transporte do Pinhal que eu derrubei e rolei para o Celeiro Novo. Nem tenho palavras para expressar a gratidão que sinto pelo que fizeram. 



E como uma Quinta é um ecossistema complexo e  sempre a necessitar de manutenção o dia chegou ainda para a sacha das alfaces, couves roxas, alho francês e brócolos.

A MINHA VARANDA AGRÍCOLA.

Hoje é também a inauguração de uma nova rubrica, na Quinta tenho algumas varandas tradicionais e convencionais, apenas uma reúne as condições essenciais para a existência de uma espécie de jardim-horta (permitam-me a expressão). No entanto este tema que vou explorar pretende apenas encorajar aqueles que colocam umas plantas artificiais  na sua varanda a converterem a sua varanda num jardim-horta que represente um alivio na carga financeira de quem depende absolutamente do hipermercado para sobreviver. 

Algumas condições fundamentais para uma varanda agrícola.
1- Ter luz solar.
2-Se possível orientada a nascente.
3-Pelo menos 2m2 de área.


Varandas de sonho 






 Esta é a minha favorita note que as ervas aromáticas se encontram sempre frescas numa pequena horta vertical por cima do Lava-louça.


Algumas ervas aromáticas que podem ser cultivadas no nosso Jardim-Horta:
1-Serpão,
2-Hortelã,
3-Coentros,
4-Salsa,
5-Oregãos,
6-Rosmaninho,
7-Louro,
8-Arruda,
9-Alecrim,
10-Arnica,
11-Funcho,
12-Erva cidreira,
13-Camomila,
14-Alfazema,
15-etc.

Se conhecer mais alguma erva aromática que possa ser cultivada em varanda por favor acrescente o seu contributo a este blog...deixe  um comentário.